20110911

Ainda sobre os Bancos de Livros

"A crise pode ter aspectos positivos e este é um deles: as pessoas começam a ser “obrigadas” a pensar de modo cooperativo e a serem solidárias.
No entanto, se este tipo de solução vem ao encontro das necessidades de muitas famílias neste ou nos próximos anos, não me parece que este tipo de prática seja o ideal.
Não sei o que acham mas parece-me mais lógico que cada escola – pelo menos no ensino básico - tenha o seu próprio banco de livros e que estes sejam disponibilizados todos os anos a todos os alunos, a exemplo do que se faz em França mediante algumas condições. 
Por cá um estudo do Observatório dos Recursos Educativos, apoiado pela Porto Editora (olha quem!!!) , concluiu que o Estado gastaria 104 milhões de euros para arrancar com um sistema de empréstimo de manuais escolares do 1.º ao 9.º ano, entre outros aspectos negativos e , curiosamente, foram algumas experiências no país vizinho que serviram de base ao estudo , que preferiu ignorar os sistemas francês e alemão.
Aqui está uma análise interessante sobre esse documento:
É evidente que um sistema desses implicaria uma forma radicalmente diferente de produção do livro escolar, mais controlada pelo ME e substancialmente mais barata. Isto levanta também as questões do livro único e respectivos conteúdos, questões que me parecem hoje cada vez mais falsas dada a diversidade de informação a que os alunos têm acesso através de outros meios.
Um sistema que iria, naturalmente, contra os interesses das editoras (veja-se, por exemplo, o dinheiro que embolsaram ao abrigo do acordo ortográfico e que não ficará por aqui!!!) mas beneficiaria em muito os cidadãos."
Isabel

2 comentários:

Anónimo disse...

Livros à venda na net:

http://www.leiloes.net/Manuais-Escolares,category,4996,parent_id,categories?gclid=CK6VrcnplasCFZQMfAodfnA6xQ

Suponho que muito mais haverá.

Muito bom, este texto da Isabel! Parabéns!

Moriae disse...

Banco do Livro Escolar

Fica, aqui, parte da informação para Coimbra (que recebi da biblioteca da minha escola):

“Se já ofereceu os livros escolares a outra pessoa já cumpriu o princípio de funcionamento do Banco do Livro pelo que pode levantar novos livros escolares sem entregar outros livros.

Onde entregar / levantar os Livros escolares?

Coimbra
Cowork.Coimbra
Rua da casa branca, 97 Junto ao Restaurante o Gil
3030-109 Coimbra
tel 239 724 600
Horário: 10h- 12h30 e 15h00- 17h30
2ª a 6ª feira”

Por BJ, copy Paste a partir de http://educar.wordpress.com/2011/09/12/agenda-2-9/#comments