20111231

Boas saídas e entradas!

不要忘了,你要学普通话

angústias...!


Uma nova oportunidade para as más oportunidades


Encerrar Centros Novas Oportunidades (CNO's) porque não cumpriram as metas impostas pela ANQ é a maior desilusão que este governo poderia trazer-nos, no pouco que sobrava das promessas que fez, ou seja, uma investida na pior direcção.
Expliquemos. Com o objectivo de transformar uma medida correcta (os processos de RVCC) numa mera arma de propaganda política através da distribuição aleatória de diplomas e computadores e-escola, a entidade responsável, chefiada por quem nunca teve problemas em usar a mentira mais descarada,  impôs aos CNO's (que incentivou a aparecerem como míscaros num bosque outonal) metas perfeitamente impossíveis de cumprir, a menos que se facilitasse ao máximo a certificação de competências inexistentes. Sei do que falo, trabalhei em dois CNO's, e sei bem como os coordenadores se viam entalados entre cumprir ou passar a práticas de facilitismo estatístico. Quem não cumpriu as metas, ou não fez mesmo nada ou muito simplesmente trabalhou bem. Tenho as minhas maiores dúvidas que os que agora encerraram estejam no segundo caso, até porque esses, tal como outros que lá foram atingindo os mínimos dos mínimos com os truques máximos, são os bons CNO's, onde se certificou quem realmente obteve competências ao longo da vida.
Serviu esta media para aviso? um péssimo aviso. O que se podia fazer era muito simples: dar credibilidade aos júris, e já agora acabar com o sistema de CNO's em concorrência directa, muito na lógica liberal de mercado mas com custos exorbitantes (e quem paga os fundos comunitários também somos nós). Assim quem não quiser fechar vai aceitar a fraude e trabalhar tão mal como o fazia, ou desesperadamente começar a fazê-lo. Nuno Crato mais uma vez a fazer o contrário do que afirmou, e Passos Coelho a insistir na mentira.

as piadas do dia... coisas [demasiado] cáusticas...!

o novel dicionário político de pacheco pereira...



2012... as ironias do costume [useiras e vezeiras, como sempre]...!

Imagem adaptada: publicada no expresso em 23/12/2011 (edição de papel)

está em contagem... mas a mim não me faz muita 'diferença'... para quem goste...!


aqui.

já que se falou de woody guthrie...!

aqui...

fica uma musiquinha...



cne... mais uma recomendação... educação para a literacia mediática...!

depois deixar aqui um documento sobre a educação digital, agora a recomendação do cne... nem de propósito...!

cne 2011_recomendação 6, literacia mediática

duas perguntas perfeitamente 'estúpidas'... a dirigir aos socratinos e outros quejandos responsáveis...!

"1 - Por que é que os milhões gastos na Educação mais avançada do mundo, com toda a panóplia de computadores e quadros interactivos, não fizeram o PIB crescer na última década?
 2 - Por que é que a distribuição maciça de diplomas o enorme aumento dos níveis de qualificação alcançado durante o Governo de Sócrates, e que maravilharam milhares de portugueses, não fizeram a economia avançar um cêntimo?"

aqui.

Democratização Social da Economia

12 de Janeiro de 2012, cerca de 200 000 portugueses deixarão de ser considerados como cidadãos de pleno direito, porque ficarão sem terem possibilidade de acesso ao sinal de TV, analógico ou digital.
É a crise?
É a troika?
São os custos da interioridade que Espanha soube assumir e que Sócrates/Passos Coelho resolveram subordinarem-se aos interesses financeiros das plataformas (futuras reformas douradas?).
A solução passará pelo recrudescer da pirataria aos sistemas via satélite.
Admirem-se se amanhã estes 200 mil fizerem manifestações a favor de uma união com Espanha.
Terão razão e legitimidade.

ano novo... resoluções em linha com o estado da coisa...!

a memória tem destas coisas... em nada desalinhando com a realidade actual...!

até pela piada do exemplo...


resoluções de ano novo para o ano de 1942, de woody guthrie... via fb...!

à escala cosmológica... votos semínimos... o que se pode, com esta crise 'global'... já que as expectativas são poucas...!


20111230

Politicamente incorrecta

Ando a pensar numa maneira catita de desejar alguma coisa para algumas pessoas mas ... não me sinto inspirada porque, apesar de saber que nos lêem por aqui, sinto que há um feed-back bem menor (refiro-me a comentários) do que o empenho que colocamos neste blogue.  

Aos autores do Demo Crato, um grande bem-haja por terem aceitado o desafio. A uns, a maioria, votos de maior participação. Ao Luiz e ao Kaos ... um abraço especial, pois sem eles, este blogue não teria o interesse que tem. Fernando, abrilhantas o Demo! Sempre! : )

Para todos os que aqui passam sem ser para 'sacar' algo onde desancar depois, os meus sinceros votos de um feliz natal, leia-se, 2012. Penso que essas pessoas serão a maioria. E desse modo reforço ... que o ano negro de 2011 não configure um buraco 2012. Para quem tem esperança, boa sorte. E para quem não tem, boa sorte também.

Até sempre, quando possível.

esta é grave e é para acompanhar...

"No seguimento da luta que tem vindo a desenvolver a favor do Vale e da Linha do Tua, o Aventar teve acesso ao Relatório do ICOMOS / UNESCO sobre a Barragem do Tua e os seus efeitos na classificação do Douro como Património Mundial.

É com grande prazer, mas com enorme pesar, que publicamos hoje o Relatório da Missão Consultiva do ICOMOS / UNESCO para o Alto Douro Vinhateiro e impactos da construção da Barragem de Foz Tua. A tradução portuguesa é o nosso contributo para a defesa do Tua e do Douro."

para ler no aventar.


actualizando a 31, com imagem da aberração da pintura da barragem da bemposta...

as artes e expressões artísticas fazem falta no currículo escolar... à revelia do que parece ser o 'modus operandi' do novo mec 'crático'... ou não será...?

"Hoffmann Davis addresses the larger and most critical issues for public education reformers with regard to the arts, including inviting us to consider why we educate children in the first place, and the consequences to our society if we don't do a good job of it. To make the point, Hoffmann Davis highlights the current advocacy trend focusing on (disputable) evidence that the arts increase students' standardized test scores:
Arts education has been pushed so far to the margins that desperate advocates have fought for a place at the head of the table by arguing that arts learning even helps to increase student performance on standardized tests... These considerations, so extraneous and removed from the powerful learning that the arts provide, are a symptom of the time."

aqui.

estranhezas... ? demagogia... pura...!

depois de ter mostrado alguma estranheza com este facto, eis que ficamos 'absolutamente' esclarecidos [estarrecidos]...!

"Deputados estão de férias "para compensar" o que trabalharam no Verão"
 by sua sereníssima presidente...

daqui.

sairá daqui coisa boa...?

"Os exames nacionais e as provas de aferição a realizar em 2012 serão ainda elaborados no âmbito do Ministério da Educação e Ciência (MEC) e só em 2013 passarão a ser feitos por uma estrutura independente."

aqui.

também não exageremos...!



a evolução da humanidade... em modo reducionista...!


prospectiva previsionista... a caminho de 2012... sabe-se lá...?!


20111229

revisitando um artigo do ano passado... os problemas nos graus académicos doutorais... dispensabilidades...?

"One thing many PhD students have in common is dissatisfaction. Some describe their work as “slave labour”. Seven-day weeks, ten-hour days, low pay and uncertain prospects are widespread. You know you are a graduate student, goes one quip, when your office is better decorated than your home and you have a favourite flavour of instant noodle. “It isn’t graduate school itself that is discouraging,” says one student, who confesses to rather enjoying the hunt for free pizza. “What’s discouraging is realising the end point has been yanked out of reach.”"

aqui.

Os Ratos da Gestão

De mansinho, sem fazerem ondas, quase na clandestinidade, alguns diretores estão a frequentar, ações de formação, na capital do reino, que os habilitam a potenciais gestores de topo dos novos mega-agrupamentos.
Só que, como Nuno Crato não faz parte das estruturas políticas de qualquer dos partidos políticos da governação, esses cursos poderão apenas servir para cobrir de glória, aos altares da memória, estes professores pretensamente mais afoitos.
Em algumas concelhias do PSD, no distrito de Aveiro, as movimentações para que tais tachos apenas sejam ocupados pelos iluminados afetos ao ângelo, estão em cima da mesa.
Passos Coelho ou Nuno Crato?

estatísticas... numa boa...!



já tinha achado o caso estranho... mas comentários nem vê-los... questões de 'cliques' partidárias e políticas obscuras...?


irrelevâncias... da nação...?!


para memória futura... esteve afixada numa rua do porto...!


para pensar com calma, para além do pte... as novas tecnologias na educação... de qualidade, de equidade e de inclusão...?



parece que a moda está a pegar... greve... sempre...!


para quem usa o moodle... um resumo em pt, para as suas ferramentas...!


fica o formato em pdf [mais legível] aqui.

leituras... sobre a imprensa... e os leitores...!


e da prometida implosão do ministério... em que é que ficamos... começamos por aqui...?


a lei orgânica do mec... mais serviço público...!


aqui.

20111228

Vamos lá ver no que vai dar isto.

Vocês confiam em algo melhor? É certo que não seria difícil ... Mas, a notícia não é clara tal como este ME. E por falar nele, uma imagem alusiva a um local que o poderia inspirar positivamente:

© Moriae

questões similares às do pte... mas parece que as semelhanças se ficam por aqui...!

"Digital learning will benefit all students -- particularly students from low-income families where education leaders are proactive. In light of the 'OER exacerbates the gap' flap this week, I thought it would be worth expanding on the ways in which EdTech, blended learning, and open education resources (OER) will benefit low-income kids. Following is a list of 10 ways that digital learning will benefit low-income students:"


a complementar por aqui.

serviço público... privado e de iniciativa individual [atente-se no pormenor]...!

"Os utentes até agora isentos de pagamento de taxa moderadora serão contactados até ao final de Fevereiro pelo Ministério da Saúde para saberem se mantêm ou se perdem a isenção, ao abrigo dos novos parâmetros para determinar a insuficiência económica."

a explorar por aqui.

às vezes [e às tantas] isto já só vai lá com... poesia... da 'pesada'...!

Poema de agradecimento à Corja

Obrigado, excelências.
Obrigado por nos destruírem o sonho e a oportunidade de vivermos felizes e em paz.
Obrigado pelo exemplo que se esforçam em nos dar de como é possível viver sem vergonha, sem respeito e sem dignidade.
Obrigado por nos roubarem. 
Por não nos perguntarem nada.
Por não nos darem explicações.
Obrigado por se orgulharem de nos tirar as coisas por que lutámos e às quais temos direito.
Obrigado por nos tirarem até o sono. E a tranquilidade. E a alegria.
Obrigado pelo cinzentismo, pela depressão, pelo desespero.
Obrigado pela vossa mediocridade.
E obrigado por aquilo que podem e não querem fazer.
Obrigado por tudo o que não sabem e fingem saber.
Obrigado por transformarem o nosso coração numa sala de espera.
Obrigado por fazerem de cada um dos nossos dias um dia menos interessante que o anterior.
Obrigado por nos exigirem mais do que podemos dar.
Obrigado por nos darem em troca quase nada.
Obrigado por não disfarçarem a cobiça, a corrupção, a indignidade.
Pelo chocante imerecimento da vossa comodidade e da vossa felicidade adquirida a qualquer preço.
E pelo vosso vergonhoso descaramento.
Obrigado por nos ensinarem tudo o que nunca deveremos querer, o que nunca deveremos fazer, o que nunca deveremos aceitar.
Obrigado por serem o que são.
Obrigado por serem como são.
Para que não sejamos também assim.
E para que possamos reconhecer facilmente quem temos de rejeitar.

Joaquim Pessoa

Coisas 'lindas' de Coimbra : /

 Arquivo - Luís Carregã
O Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de Coimbra para 2012 foi aprovado esta terça-feira (27) em Assembleia Municipal.
Com um valor de 138,25 milhões de euros, o Orçamento 2012 está marcado pelo grande volume de investimento numa só obra – Centro de Congressos do Convento de São Francisco – que é responsável pelo corte de verbas destinadas à construção e renovação dos centros escolares do concelho, admitiu o próprio presidente da câmara, Barbosa de Melo. (As Beiras)
Versão completa na edição impressa de 28 de dezembro do DIÁRIO AS BEIRAS

para quem quiser perceber as parcerias público - privadas... aqui fica o relatório de 2011...!

trabalhamos 1718 horas anuais... menos que os italianos e gregos... mas produtividade...? é vê-la por uma canudo...!


20111227

pela 'piada' ... gráfica [e não só] da coisa...!


pois... a escola é uma 'seca'...!

"Children are certainly shaped by the world around them -- and by the false world on the screens in front of so many of them. They often enter our classrooms with a knowledge base polluted by misinformation and half-truths, their imaginations stunted by an oversaturation of digital entertainment.

But I think that I too have lacked imagination in thinking about this problem. It is my students who have made me realize that. They have shown me that they don't really need an educational amusement park. The solution to their over-stimulation is not more of it with an educational slant. What they need to learn is how to read -- not just decode language but understand perspective and context and the deeper meanings of a text. They need to learn how to think, how to distinguish logic from emotion, fact from assumption, reasoning from prejudice."

aqui.

rácios professores - alunos, turmas grandes, pequenas, médias... questões 'bicudas'...? claro... mas uma única medida é inviável... se não for pedagógica e socialmente relevante...!

"To a certain extent, I am merely playing devil's advocate here. There are definite, inarguable advantages to having smaller class sizes, and those arguments have been widely voiced and fiercely defended. While we strive to serve students with more personal attention and a comfortable learning atmosphere, it is important to recognize that not everyone learns optimally in the same way. Some subjects may be more effectively taught in a larger setting. Certain skill sets can only be strengthened by being introduced to a variety of social environments. Nothing is black and white. It is essential that we keep our minds open and consider the good that can come out of larger class sizes, rather than merely writing it off as a categorically substandard and inferior way of serving the children for whom we care so much."

aqui.

lá está a pecha da [de]formação dos professores... daí que o 'conselho' à emigração seja uma afirmação espúria... nada se diz [disse] sobre a reconversão profissional destes... e de muitos outros...! políticas assim... é fácil...!

"Se quisessem criticar com rigor e se porventura - coisa improvável - pretendesse estar do lado das vítimas candidatas a emigrar, argumentariam que os professores terão dificuldades em exercer outras profissões devido ao embuste que foi a sua formação. Em vez de lhes terem ensinado o necessário de matemática, português e outros instrumentos de trabalho, úteis em geral e até também para poderem ensinar tais matérias, impingiram-lhes tralha "pedagógica" o que lhes dificulta, entre outras coisas, a mobilidade profissional, em Portugal ou noutra parte do mundo.

Os sindicatos deveriam ser favoráveis à emigração. Teriam aí um poderoso factor de travão à descida dos salários. Como só valorizam "a luta" em detrimento de tudo, incluindo os salários, julgam, erradamente, que beneficiam de grandes massas desempregadas e desesperadas
."


com um gráfico a complementar...


por cá a coisa é mais simples...avaliação do sistema e dos resultados...? para quê...? fecham-se as escolas com base no número de alunos... e 'prontos'...!

"It's hard to argue that a high school where half the students drop out is serving the students or the community, and officials nationwide are taking tough measures to tackle the problem, including closing some of the worst-performing schools. New York City recently announced plans to close or phase out 19 schools, including Washington Irving High School, which graduates 48 percent of its students, and Grace Dodge Career and Technical School with a graduation rate of 35 percent."

a educação em revista... 2011 no discurso directo... sempre são quarenta e cinco minutos, com pg...!



geografias da luz... nocturnidades da península...!


mais detalhes aqui.

prioridades...? inversão de valores..? apesar da crise... ou por causa dela...? ou outras mais subtis razões que os sociólogos 'adoram' explorar...!

"Com mais modelos disponíveis, preços a descer e muito esforço de promoção, a procura de smartphones em Portugal tem vindo a crescer apesar da crise. Até Novembro, foram vendidos 900 mil, o que representa uma subida de 29% face a 2010, indicou ao PÚBLICO a consultora IDC. Esta subida não chegou, porém, para amparar a contracção do mercado, provocada por uma forte quebra na venda dos modelos mais básicos."


não vale a pena 'gastar o meu latim' a comentar absurdos destes... mas não resisti...!

novidades...? da dita 'revisão' da estrutura curricular do ensino... um exemplo...!

depois de deixar aqui o documento da revisão da estrutura curricular constou-me que... em reunião para esta apresentação ficou decidido que:

no 9º ano, a disciplina de educação visual [que agora passaria a obrigatória] vai ser alternativa opcional com a et, ofertas de escolas [música, teatro, outras]... 

afinal tudo como dantes, quartel-general em abrantes...!

como se vê os 'lobbies' continuam a funcionar... para o bem e para o mal...!

(Re)Descobrir Pessoa

Aqui.

20111226

apesar do autor, do estilo, das auto-confiança e estima... e do ego... a ler...!

olha que admiração... parece que já 'vi' isto em qualquer lado... e não só na educação...!

"The job of the American public school teacher has never been so thankless. In states across America, cutting teacher salaries and pensions has become the most popular method for fixing budget deficits."

aqui.

já agora fica aqui outro relatório com números da educação... 2009 - 2010, jovens...!

para quem gosta de 'escarafunchar' em relatórios...


depois de ter chamado à atenção para o facto do cne estar a tratar de meros números, fica aqui o trabalho que parece ter-lhe dado suporte...