20120117

As TIC na educação de cidadãos com necessidades especiais

"A Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial é uma organização independente e com uma administração própria, fundada pelos países membros da União Europeia (UE) para funcionar como plataforma de colaboração na área da educação especial.

É mantida pelos Ministérios da Educação dos países participantes (os estados membros da UE e, ainda, a Islândia, a Noruega e a Suiça) e financiada pelas Instituições da UE, através do programa Jean Monet, no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
O seu programa de trabalho reflete as prioridades dos países membros, paralelamente com as políticas da UE relativas a alunos com necessidades educativas especiais e com a promoção da sua plena participação no sistema regular de educação e formação.
Com este objetivo em mente, a Agência e o Instituto da UNESCO para Tecnologias de Informação na Educação (UNESCO IITE) acordaram, em 2010, unir os seus conhecimentos nesta área e colaborar na revisão das práticas inovadoras. A intenção desta revisão é trabalhar sobre os resultados de trabalho já realizado - nomeadamente pelo IITE da UNESCO e, em particular, na utilização das TIC na educação de pessoas com necessidades especiais.
Em finais de 2011 foi apresentado um relatório com exemplos concretos do uso das TIC em diferentes contextos educacionais que procura ilustrar as reais possibilidades das TIC como ferramenta de apoio à aprendizagem e de inclusão para pessoas com deficiência. Aceda aqui a este documento (PDF)." (ina)

Sem comentários: