20120202

A acontecer neste momento

«Violência,Escola e Territórios do Concelho de Sintra. Resultados de um Estudo de Caso do Observatório de Segurança Escolar»

2012-02-02 /2 de fevereiro - 14h30 - Queluz, Teatroesfera (Av. da Liberdade, nºs 29 e 31 - Monte Abraão)
A Freguesia de Monte Abraão vai acolher um grupo de investigadores do Observatório para a Segurança Escolar - Ministério da Educação, que desenvolveu um estudo de caso em 7 escolas do 2.º e 3.º ciclo do Concelho de Sintra, sobre as condições promotoras de violência em meio escolar e a sua correlação com os territórios locais.
A iniciativa visa divulgar os resultados e principais linhas conclusivas do estudo aos diversos parceiros sociais e representantes institucionais, nomeadamente os órgãos de direcção dos Agrupamentos de Escolas de Sintra.
De referir que o Observatório para a Segurança Escolar viu recentemente aprovada uma nova candidatura a um estudo que irá incidir nas intervenções e diferentes abordagens às situações de violência em contexto escolar. Este novo projecto irá ser implementado numa fase inicial em 3 escolas TAPE (Território Educativo de Intervenção Prioritária) do Concelho de Sintra.

Segundo o DN:

Observatório critica uso frequente da expulsão da sala:
ESTUDO Investigação, hoje apresentada, mostra as dificuldades em reduzir violência quando “objetivos e estratégias são pouco claras”
(...) João Sebastião, coordenador do Observatório , sublinha que “o objetivo foi perceber quais são os modelos de intervenção face à violência escolar”, defendendo que estes devem ter um “caráter integrado e comunitário”.
Um dos exemplos de má condução da situação é quando “a violência é tratada de forma atomizada, sem critérios uniformes”, correndo- se “o risco de impunidade ou punições desproporcionais e desiguais face à gravidade dos atos cometidos pelos alunos”. Outra crítica que fazem “é a utilização frequente da ordem de saída de sala de aula ou mesmo proibição de entrada dos alunos por parte dos professores”.(...)" (DN assinantes)

2 comentários:

bibónorte disse...

João Sebastião dá ou deu aulas nalguma escola problemática?
Este sr. já alguma vez foi insultado ou ameaçado numa sala de aula
Este sr. já alguma vez foi empurrado num corredor?
Este sr. já alguma vez ficou com o carro completamente riscado?
Este sr já foi ameaçado, insultado ou sovado pelos familiares dos alunos?
Fartinha desta gente que faz o relatório do relatório e a conclusão da conclusão! Vão-se catar!

Moriae disse...

Não posso deixar de me solidarizar com as suas palavras! : )
Abraço, Bibonórte!