20120627

Vergonhoso, sr. José Pinto Duarte, presidente da Faculdade de Arquitectura

Estudantes por Empréstimo, ou de como um diretor de faculdade se transforma no publicitário de um banco

1 comentário:

Moriae disse...

Pode ler-se no link do post:

"Há estudantes que, por não terem dinheiro, vêem vedada a possibilidade de realizar exames (onde é que chegamos?).

O diretor da faculdade tenta alterar essa regra? Cria uma moratória para o pagamento? Organiza uma reunião com o Ministério, para contestar os 40% de cortes no ensino superior? Opõe-se ao valor das propinas e tenta alterá-lo? Vem para os jornais denunciar a situação? Tenta alterar a posição do Conselho de Gestão? Insurge-se contra a invasão por princípios gestionários e mercantis de uma instituição cujos critérios deviam ser os da educação, do conhecimento e da pedagogia?

Não. Nada disso. Manda um mail aos estudantes (podem lê-lo em baixo) sugerindo-lhes que contraiam um empréstimo (uma saída magnífica num país onde o sobreendividamento é um problema sério, os salários médios uma miséria e a taxa de desemprego entre os jovens já ultrapassa os 30%...).



E eis como a ideia de que alguém que não tem dinheiro não pode ir a exame é tomada. E eis como a substituição da ação social do estado por empréstimos do setor financeiro se vai tornando uma coisa "normal"...

Vamos começar a perder a paciência?







---------- Mensagem encaminhada ----------De: Serviços Académicos Data: 27 de Junho de 2012 10:25Assunto: financiamento CGD para pagamento de propinasPara: Serviços Académicos





Caros alunos,



A quebra de cerca de 40% no financiamento às FA através do Orçamento de Estado nos últimos anos e a insustentabilidade do montante elevado de propinas em atraso, levou a que o Conselho de Gestão acionasse a possibilidade de vedar o acesso aos exames e a outros atos académicos aos alunos com dívidas à FA.



Muitos de vós têm vindo a fazer um esforço no sentido de efetuarem o pagamento destas dívidas e é já considerável o montante de propinas em atraso que já foram pagas. Estamos porém conscientes de que outros de vós não têm condições para fazer atempadamente o pagamento, até porque a situação económica do país é difícil.



Se estão nestas condições, a possibilidade de obterem um empréstimo bancário para o efeito pode ser uma solução. A Caixa Geral de Depósitos (CGD), com quem temos contactos próximos, tem uma linha de financiamento para estes casos.



Assim, para que possam estudar esta possibilidade, envio informação sobre o empréstimo da CGD. Esta informação encontra-se, também, disponível em www.cgd.pt.



Desejo a todos um fim de semestre com a tranquilidade possível dadas as circunstâncias.



Saudações Académicas,



José P. Duarte, Presidente da FA



Faculdade de Arquitectura

Rua Sá Nogueira, Pólo Universitário do Alto da Ajuda 1349-055 Lisboa

213615000

sacademicos@fa.utl.pt "