20120630

Portugal um caso de Desastre Periférico

Portugal um caso de Desastre Periférico

Parte de intervenção efectuada em Lisboa quando da presença de Yorgos Mitralias em Portugal

http://www.youtube.com/watch?v=CCR7InHL078

Uma no cravo, outra na ferradura

“As dificuldades não se resolvem com mais aulas” 
"Para o psiquiatra [Daniel Sampaio], aumentar o tempo de aulas vai criar sentimentos de injustiça nos alunos. (...)

Olhando ao que têm sido as medidas mais recentes, de aumento do número de exames e de tempos de aulas, não me parece que esta seja uma boa linha para a resolução dos problemas. Mas, também, as medidas ainda são muito recentes. Vamos esperar para ver como funcionam."
Fonte: Diário de Noticias

Este tipo de argumento fica-lhe muito mal, sra. CNIPE

A propósito do prolongamento das aulas do 1º CEB até Julho, para colmatar as tais dificuldades que não foram resolvidas em 4 anos, Maria José Viseu diz que:
"(...) “pode ajudar a recuperar competências educativas”. E facilitar a vida aos pais no complicado período das férias. “É uma medida que pode ajudar os pais a poupar algum dinheiro, já que muitos não têm onde deixar os filhos durante as férias e, ao menos, ali estão na escola”, sustenta Maria José Viseu. (...)"
Fonte: DN @ Alunos com dificuldades ficam mais um mês nas aulas

Deprimente e muito mais coisas! Mau aspecto, inclusive. E falta de vergonha. De respeito ...

ADENDA (10:46):

Emendei o título do post porque tinha escrito CONFAP em vez de CNIPE. Enfim ... a tirada da senhora lembrou-me os disparates do presidente da CONFAP ...

Mais alunos, menos professores, sr. ministro!



Alguns excertos, para uma uma achega, que não dispensam a leitura do post do na íntegra:
"(...) As conclusões que podemos chegar são que os professores contratados asseguram necessidades permanentes do sistema educativo, e pelos vistos há já alguns anos seguidos. (...)

Se atendemos aos dados retirados do site pordata conseguimos descortinar que houve um aumento do número de alunos matriculados no sistema público de educação mas que este não foi acompanhado pelo devido aumento de número de professores. (...)" (

Mas há quem não se aperceba ...

Mais uma vez, na mouche!

Mais um Porquinho para o matadouro

"Depois da Irlanda, Grécia, Portugal, Chipre e Espanha a Eslovénia poderá ser obrigada a pedir ajuda internacional.

A história repete-se e parece não ter fim. Também a Itália está na mira dos mercados e já se fala de problemas graves na Bélgica, França e até na Holanda.
Será que andaram todos a gastar acima das suas possibilidades? Será que não há aqui algo que escapa à responsabilidade dos povos desses países e tem mais de sistémico? Será que tudo isto não é uma forma de especuladores poderem ganhar dinheiro fácil e adquirir a preço de saldos as boas empresas desses países enquanto transformam soberanias em meros executores das politicas neo-liberais e os seus trabalhadores em mão de obra barata e sem direitos? Não há responsáveis com nome e cara?" (Kaos)

20120629

Divulgação: Feira do Tem Tudo

A Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz organiza e convida-vos a visitar a "Feira do Tem Tudo". 
Decorre a 7 e 8 de Julho no Centro Cultural de Carnide, contando com a participação de artesãos locais, também haverá venda de artigos utilitários a preços simbólicos, café, bolos e salgados caseiros. 
Apareçam!

Para obter indicações para lá chegar CLICK AQUI


E tenderá a piorar!


Metas curriculares são giras. Também quero.

Já se sabe que a Educação Musical não interessa a quase ninguém mas nem que seja para fingir, mostrem lá as metas musicais.


Agora ainda mais a sério, recomendo esta leitura:

Procura-se:

Procura-se um qualquer diploma, registo VERDADEIRO que possa provar que Miguel Relvas é de facto licenciado.
"(...)No entanto, Miguel Relvas não diz ser licenciado no Portal do Governo mas já diz ser licenciado no Site do Parlamento, e a Wikipediaque diz que ele frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, algo que o Jornal O Crime já verificou ser falso nesta edição. Citamos: “Vimos a informar que não se encontra, nos arquivos académicos da Reitoria e da Faculdade de Direito, qualquer processo académico em nome de Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas”.
Assim qualquer pessoa fica confusa. Mas não se deixem intimidar, na Wikipedia nem tudo é mentira. Por exemplo o facto de Miguel Relvas pertencer à Maçonaria é verdadeiro. (...)"
Fonte: Tugaleaks @ Onde está a licenciatura de Miguel Relvas? Nem o Governo sabe!

20120628

Mas que falta de nível ...

E sei lá que mais ...

@DN

Hip hip urraaa! Não estamos sozinhos!

Humor negro, sim ...

@ JN

Então, não estavam a pensar em mais austeridade ...

Mentirosos! Era cedo, no dia 23 deste mês, para se estar a falar "em mais medidas de austeridade. Pois, parece que já estamos a tempo e por este andar, austeridade com efeitos retroactivos.

@A Bola
"(...) O secretário de Estado da Administração Pública garantiu ontem que “neste momento” não estão em cima da mesa novas medidas de austeridade (...)" (Público | Assinantes)
Pois, como é hábito, nada é claro e quase tudo se faz por baixo da mesa.

Agora que acabou o Euro

Voltemos à real:

@europeans against the political system

A miséria está em todo o lado

Neste caso, a miséria política. E mais especificamente, na área da educação:

@ Cybelle IRRITANDO
Se pensa que é apenas humor e exagero, note:
"(...)Uma das metas do novo PNE para a próxima década é erradicar o analfabetismo no país, mas o governo propõe apenas 8% do PIB para o ensino no Brasil. Como seria possível aumentar a qualidade da educação e acabar com o analfabetismo sem investimento suficiente para isso?(...)
Atualmente, apenas 5,1% do PIB são investidos em educação no Brasil. Apesar de ser classificado como a 7ª potência econômica do mundo, o país ocupa o 84º lugar no índice de atendimento aos Direitos Humanos (IDH/PNUD/ONU, 2011). (...)"
Pode ler mais em: PNE não propõe financiamento necessário para a educação

Decreto que define e vicia os Concursos

 
Fazendo uma leitura algo precipitada, pode passar despercebido o teor de alguns dos artigos e que afinal de contas devem ser vistos como algo da maior relevância.
Por exemplo: um professor começou por entrar no sistema através dos mini-concursos  e resolveu não arriscar por outras paragens, através de vagas a nível de escola (10 anos de serviço) e mais tarde conseguiu colocação, mesmo que no quadro dos Provisórios/contratados a termo certo, em outro grupo de recrutamento e continua contratado  (15 anos serviço); pelos vistos, só irá a concurso com os 15 anos e não com 25.(?)

Artigo 11.º
Graduação dos docentes
1 — A graduação dos docentes para a docência é determinada pelo resultado da soma dos valores obtidos, nos termos das alíneas seguintes:
a) A classificação profissional, obtida de acordo com a legislação em vigor à data da sua obtenção, expressa na escala de 0 a 20 e com o número de casas decimais igual ao constante no documento comprovativo da referida classificação;
b) Com o resultado da divisão por 365, com arredondamento às milésimas, da soma:
i) Do número de dias de serviço docente ou equiparado avaliado com a menção qualitativa mínima de Bom, nos termos do ECD, contado a partir do dia 1 de Setembro do ano civil em que o docente obteve qualificação profissional para o grupo de recrutamento a que é opositor até ao dia 31 de Agosto do ano imediatamente anterior ao da data de abertura do concurso;
ii) Aos docentes de carreira, o tempo de serviço é contado desde a última avaliação mínima de Bom obtida no último ciclo em que foi avaliado nos termos do ECD;
iii) Com o número de dias de serviço docente ou equiparado prestado anteriormente à obtenção da qualificação profissional, ponderado pelo fator 0,5, com arredondamento às milésimas;
c) Um valor atribuído aos docentes em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo que na última avaliação de desempenho realizada nos termos do ECD tenham obtido a menção qualitativa de Muito bom ou Bom;
d) A majoração referida na alínea anterior não é cumulativa com os efeitos já produzidos por avaliações anteriores.
2 — Para efeitos de graduação de docentes, considera- -se tempo de serviço o prestado como educador de infância ou professor dos ensinos básico e secundário, sem prejuízo do disposto no artigo 39.º do ECD, bem como o tempo de serviço prestado no ensino superior público, independentemente do ciclo ou nível de ensino a que se pretenda aceder.
3 — Para efeitos de aplicação do presente artigo, é contado como tempo de serviço o prestado pelos docentes em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo, ainda que não satisfaça a verificação do requisito do tempo mínimo exigido para a avaliação de desempenho.
4 — Para efeito da graduação profissional dos docentes de carreira com formação especializada em educação especial, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 56.º do ECD, é aplicado o disposto no n.º 1, relevando para a classificação profissional a graduação obtida no curso de especialização.

20120627

Imagens do Euro

@

Redução de 195 milhões em 2012 e de mais 175 milhões em 2013. Imaginem onde ...

"A receita das instâncias europeias para baixar a despesa da educação passa por "reduzir os gastos com recursos humanos", ou seja professores e funcionários.
Mas as imposições da troika vão mais longe. O próximo governo vai ter de "racionalizar" a rede escolar, criar mega agrupamentos de escolas e o financiamento será feito com base na evolução do desempenho e contas.
No total, a troika exige uma redução de 195 milhões de euros em 2012 e de mais 175 milhões em 2013. Para este ano não estão previstas medidas.  (...)" (Ionline)
Portanto, querer diz que não quer mas ...

Vergonhoso, sr. José Pinto Duarte, presidente da Faculdade de Arquitectura

Estudantes por Empréstimo, ou de como um diretor de faculdade se transforma no publicitário de um banco

O que nos espera!

Confesso que ainda não li, mas estou curiosa. Só que o dever chama. Portanto, até mais logo.


Publicado Decreto-Lei dos Concursos

20120626

E sonhos bons


Lá está ... 'Ele' não diz que não despede. Apenas diz que não o quer fazer. Mas que 'eles' vão desaparecendo, vão.

No Público, hoje. Por Clara Viana: Escolas perderam 23 mil professores em três anos


Desconfio disto ...

Sendo este memorando assinado pelos Ministros da Educação de Portugal e da China, temo que quando se fala em criar um centro para transferir tecnologias se esteja, na realidade, a pensar numa espécie de aterro onde se passem a alojar professores que não façam falta.

Se alguém precisar de material didáctico para ensinar o conceito de hipocrisia

Um bom vídeo e um bom texto. O resto, estratégias e tal, fica ao critério de cada um:


Já agora, cito a parte que considero mais expressiva. Uma, de carácter genérico que também poderá servir para introduzir o conceito de cinismo:
Estamos hoje bem mais próximo de ultrapassar esta crise e bem mais próximo de ter um País com oportunidades para todos, e por isso queria expressar-vos, de maneira clara e inequívoca, o orgulho imenso que tenho pela coragem e determinação dos Portugueses na procura destes resultados, conseguidos a imenso custo pessoal por todos.
e outra para o efeito acima (título) referido:
No entanto, tive também oportunidade de sublinhar os resultados menos bons, em particular o aumento do desemprego, que sei que afecta muitos dos que estão a ler este post. Apesar de ser uma consequência esperada da crise económica, o desemprego não deixa de ser uma chaga social que exige resposta imediata ¿ quer no apoio aos que hoje se encontram nesta difícil situação, quer na procura de soluções para que todos possam rapidamente encontrar a sua realização profissional.

A todos os que estão hoje desempregados quero deixar uma palavra de encorajamento e a minha garantia pessoal que tudo continuaremos a fazer para que estes momentos difíceis sejam ultrapassados tão rapidamente quanto possível.

É natural que se possa ensinar muito mais com este texto e vídeo mas provavelmente a urticária tomaria conta de qualquer um que a eles se dedicasse por tempo significativo.

Exactamente!

Os Dias do Pisco

20120625

Na bancarrota já nós estamos, sr. sinistro!

@JN
O ministro de Estado e das Finanças acusou esta segunda-feira o PCP de optar "pela irresponsabilidade e pela bancarrota" ao apresentar uma moção de censura ao Governo e insistir na reestruturação da dívida pública rejeitada em eleições.
Leitura recomendada:

Afinal, havia outro!

Também estranhei ... sendo David Justino quem é.
"As críticas à reforma curricular que na notícia ontem publicada na págima 17 eram atribuídas a David Justino, não foram, afinal, proferidas pelo antigo ministro da Educação do PSD.(...)

Onde se lê David Justino deve ler-se David Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial”.  " (Público | Assinantes)
Aqui no Demo, a notícia passou em:

20120624

Para mais, são sádicos?

Fonte: Tugaleaks | Funcionários Públicos recebem recibo do subsídio de férias… com 0EUR

Que más línguas!!!

Aquilo que dizem do sucessor do sr. Cavaco ... :

@ Eu sou Português

E num horizonte mais abrangente

onde se tenta (igualmente) dar cabo dos outros:

Fracasso do euro seria desastroso para a Alemanha

Assim continuamos .... a atacar o 'colega' do lado.

Desiludida com pessoas? Sim, vezes demais. Com os alunos, colegas, etc? Sim, tantas vezes. Começar a disparar contra eles? Talvez agora :/. 
Estou cansada de ver ataques de professores contratados a professores do quadro. É disso que se trata. E quem está por trás disto é muito pouco inocente. Ou muito pouco inteligente! Ou ambas.

Print screen@

Apevt - Associação Nacional de Professores de EVT

Educação Política

Chomsky sobre UE: «política económica dos dirigentes: suicídio e fracasso intencional...»

Outra leitura recomendada

"Miúdos do Viso agarrados ao som do tambor", por Tiago Rodrigues Alves, no JN:

Print screen (para se ler em tamanho adequado, o melhor será guardarem o jpeg e ampliar depois de o abrir)

Leitura recomendada (actualizado)

"Uma Escola Dentro da Escola", por Graça Barbosa Ribeiro. No Público (Porto) de hoje:

Print screen | Público (Porto) 
Para ler o artigo completo:

http://umonline.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/Clipping/NoticiaView.ascx&ItemID=66009&Mid=111&lang=pt-PT&pageid=1&tabid=0

Também pode clicar nas imagens:



Coimbra | Alterações no trânsito

Hoje, por causa da Madonna:
"Dia 24 de junho – a partir das 12h00
Será implementado um perímetro de segurança, com condicionamento de circulação do trânsito, exceptuando apenas as viaturas de emergência, moradores e transportes públicos (SMTUC e Táxis). Este condicionamento à circulação estará em vigor a partir das 12h00 do dia 24 de junho até às 3h00 do dia 25 de junho.
O perímetro é definido pelas seguintes ruas: Rua do Brasil, Ladeira do Seminário, Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado, Rua D. Manuel I, Rua Infanta D. Maria.
No perímetro estão incluídas as seguintes ruas internas ao perímetro: Rua Júlio Dinis, Rua do Estádio, Azinhaga dos Alpões, Rua Brotero, R. D. João III, Rua D. João Ramos, Rua Feliciano Castilho, Rua Afonso Duarte, Rua General Martins de Carvalho, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua Monsenhor Nunes Pereira, Travessa da Fonte, Rua da Fonte da Cheira, Rua Jorge Anjinho, Rua do Teodoro, Viaduto do Calhabé, Travessa dos Combatentes, Ladeira das Alpenduradas.
Os moradores poderão fazer prova de morada através de uma fatura, por exemplo.

Saiba como utilizar os circuitos especiais para ir ao concerto da Madonna em Coimbra.

Descarregue aqui o flyer"
Fonte: Turismo de Coimbra

Parece que a Alemanha quer vencer tudo a qualquer custo ...

"Excesso de austeridade conduziu ao nazismo"

O governador do Banco Central Austríaco (OeNB), Ewald Nowotny, alertou contra as políticas de austeridade demasiado drásticas, estabelecendo um paralelismo com a Alemanha dos anos 1930 e o advento do nazismo.
"A concentração exclusiva na austeridade (nos anos 1920 e 1930) conduziu a um desemprego em massa, a um colapso dos sistemas democráticos e, no final, à catástrofe do nazismo", declarou na segunda-feira Ewald Nowotny, também membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), segundo declarações citadas na terça-feira pela agência Dow Jones e confirmadas esta quarta-feira por um porta-voz do OeNB.
(...) 
"Consideramos extraordinário que seja a Alemanha, entre todos os países, que não tenha aprendido com a História", referiram.

Mais e mais e mais do mesmo. Só se for para furar de vez.

Concordo. Mais e mais horas de português e matemática assim como um 'tudo' à volta destas duas disciplinas não tem levado a grande coisa:
“Está a diminuir se a componente prática e empírica dos alunos que deve continuar a ser assegurada e temos também de pensar que não é só o Português e a Matemática que são áreas estruturantes – qualquer área curricular pode ser estruturante”, disse.
Fonte: Público | Reforma curricular criticada pelo antigo ministro do PSD

ADENDA (Dia 25, 11:22)
"As críticas à reforma curricular que na notícia ontem publicada na págima 17 eram atribuídas a David Justino, não foram, afinal, proferidas pelo antigo ministro da Educação do PSD.(...)

Onde se lê David Justino deve ler-se David Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial”. " (Público | Assinantes)